Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

"será que isso é bom de verdade para mim?"

Eu tive umas amizades destrutivas durante a minha vida. O problema desse tipo de relacionamento é o grau de tolerância muito alto entre as pessoas. Por exemplo, você está com a Fulana e a Beltrana passeando, quando todas começam a falar mal da Cicrana. A Cicrana chega, você fala mal da Pessoa X, que falou mal da Fulana e da Beltrana há dois dias atrás. Um dia, todas se encontram, brigam e o círculo não rompe: no próximo final de semana, estão todas juntas novamente, fazendo o que mais gostam, que é falar mal umas das outras e se chamando de "amiga". Aliás, tem coisa mais ODIOSA que alguém que te chama de "amiga"?
Muitas vezes, romper esse círculo vicioso é difícil, porque umas pessoas gostam mais ou menos das outras, todo mundo anda junto e quanto mais o tempo passa, mais difícil é de quebrar o vínculo. Se são seus amigos de infância, amigos da faculdade, do trabalho, ou qualquer lugar que a frequência de encontros é alta, cada vez mais você se enxerga tendo que fazer uma série de atividades com gente desagradável, mas que continuam dizendo que são seus amigos, então vá lá, você aceita a condição.
Faz um tempo que eu decidi romper com algumas amizades que não me acrescentavam. Mantenho distância regulamentar - converso, dou "oi, tudo bem" , mas não convido para ir tomar chopp ou passar na minha casa. O corte não é claro, nem quero fazer um grande escândalo sobre isso, mas acredito que ainda haja bom senso para essas pessoas e que no fundo elas sabem porque eu nunca mais liguei de volta.
Quando você toma essa decisão, o mais difícil é assumir o papel de Filha da Puta. Exige um exame de consciência pesadíssimo, mas você passa a entender que uma relação desgastada é desgastada e pronto. Não tem volta, você se magoou e não dá para agradar todo mundo. Fato: eles vão falar mal de você igual. Você era um FDP antes, quando era amigo deles; continua sendo um FDP, agora que não é mais.
Esses rompimentos me trouxeram liberdade para decidir com quem eu quero andar: meu círculo de amizades é menor, mas muito mais prazeroso. Eu tenho andado com gente que não me condena por ser quem eu sou, que entende que eu tenho sono às duas da manhã, que deixa eu ficar bêbada e louca sem botar o dedo na minha cara. Gente que não compete comigo, que fica feliz pelo simples fato de eu estar feliz, que sabe que ninguém é obrigado a rir das minhas piadas e nem gostar da comida que eu faço. Meus amigos mais legais dizem que a minha torta de limão podia ter ficado melhor, que o suco de banana que eu fiz ficou uma merda e que, mesmo assim, frequentam a minha casa sem olhar se o banheiro está sujo ou limpo. Meus amigos são gente de verdade, de carne e osso e sentimentos e tanto faz uma série de coisas, porque eu sou legal com eles, eles são legais comigo e se abstém de falar mal de mim quando não estou por perto. Isso é o que importa em qualquer relacionamento: lealdade.
Eu estou me sentindo feliz e completa, por ter a minha volta gente que eu amo e gente que me ama sinceramente. É um estágio de maturidade que tem altos e baixos, mas que está sendo altamente construtivo. Eu só tive que olhar para dentro e me perguntar: "será que isso é bom de verdade para mim?"
Foi duro de fazer isso, mas resposta estava sempre lá.

...................

Por essas coisas, eu ando com pouca vontade de compartilhar. A internet é bacana, mas também pode ser pára-raio de maníacos, como aqueles IPs que apareciam mais de 50 vezes no contador, ou como a pessoa que pesquisou toda a sua vida antes de falar com você. Ando questionando se a minha relação com as comunidades virtuais são contrutivas, se tem me acrescentado algo legal, ou se é só uma conversa sozinha de louca.
Tem aqueles anônimos que te atacam porque nunca teriam coragem de te falar na cara o que pensam. Tem aqueles malucos que compram a sua história de vida que foi sempre sua, mas assumem isso como sendo deles. Tem o cara que acha que fez grande coisa na vida porque tem um vídeolog, um blog e tem lá seus tantos acessos por dia.
A gota d'água foram as cópias, prova que tem muita gente mal intecionada por aí e durante muito tempo eu fiz vistas grossas.
Falsos gurus e donos da verdade na internet existem às pencas. Talvez eu tenha me tornado alguma coisa assim e eu realmente nunca pensei que caberia nesse papel.
Outra vez eu tenho que perguntar se isso tudo é legal e me faz bem. Esses processos levam tempo, porque eu já criei uma relação de intimidade com a internet.
E se eu decidir que não fazem bem, paciência. Outras carla  Gisele virão, outros gurus, outras pessoas bacanas na internet, que são bacanas ou não fora da internet, aparecerão. Tem uma vida lá fora, real e intensa, cheia de alegrias e frustrações, como tudo deve ser.
Desligue o computador e vá curtir o dia. Sua vida agradece.

8 comentários:

  1. Gisele
    Foi muito bom ler ser artigo, porque também estou
    me fazendo as mesmas perguntas.
    Mas o seu post é uma questão, então o que eu posso lhe responder é por mim, por mais ninguém.
    Acredito que tanto na vida real como na virtual existem pessoas boas e má intencionadas.
    E nós só podemos afirmar se nos fazem bem ou mal, com um certo tempo de convivência.
    Amigos de verdade são aqueles que estão do nosso lado na dor e na alegria,
    Nas festas ou nos enterros.
    Aqueles que se nos fazem algumas críticas, são com palavras contrutivas.
    E tudo isto é uma questão de amadurecimento.
    No meu ponto de vista devemos querer em primeiro lugar o nosso bem estar.
    Se algo nos incomoda, devemos sim descartar.
    Não considero isto um comportamento egoísta.
    Não somos obrigados a engolir pessoas que nos ferem ou nos transmitem desconfianças.
    É apenas o meu modo de pensar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Gisele. Parabéns. Aqui em Natal chamamos seu texto de "pegada de ar!!!" rsrsrs
    Seu texto me fez lembrar estes versos:
    Quem é que se importa com o que os outros vão dizer?
    Quem é que se importa com o que os outros vão pensar?
    Será que é isso o que eu necessito?
    Será que é isso o que eu necessito?
    (Titãs)

    ResponderExcluir
  3. Gisele, na vida real ou na vida virtual teremos bons e maus amigos, amigos leais e desleais, pessoas honestas e desonestas, pessoas verdadeiras e falsas....
    Por iso cabe a nós conviver, avaliar, e decidir para quem entregaremos o nosso melhor....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Minha linda, acho bem pertinente a sua postura e postagem, muito boa mesmo, mas tudo que nos acontece serve de equilíbrio para nossas vidas, o mal só serve para nos influenciar para seu lado, bem como o bem, influencia o mal para bem; houve uma ceta ocasião em minha vida que tive que ir estudar num colégio interno, preparei tudo e meu pai foi me levar, ao chagar no local meu pai falou: meu filho, não tenho muita coisa a te oferecer, mas aqui não é lugar de homem e você não irá ficar aqui, simplesmente eu disse: meu pai, eu vou ficar; os colegas mais santos que eu tinha eram assasinos de aluguel, com raras exceções, fiquei três anos nesse local, nunca matei, nunca roubei, nunca prostirui-me, sou um cidadão etimilogcamente falando, o que eu quero dizer é: seja lá com quem você ande, seja lá o que façam, não compartelhe, não aceite a prática deles como normal, mas ande com eles quando for possível, mas seja você, porque eu sou eu em qualquer lugar for, porém que talvez seja falho em algo que calze calfrios a você, pois todos nós somos bons e maus, ás vez deixamos aflorar o negativo em contrário do positivo, mas se você tem a sua personalidade não se preocupe com os demais, faça a sua parte, se puder ajudar ajude, se não quiserem ajuda ofereça, coloque tudo nas mãos de Deus, pois esse é o caminho da vitória, ainda que hajam mil contra ti de um lado e dez mil do outro, você estará sempre de cabeça erquida, ainda que tombado no chão, ninguém é tão ninguém que não possa ser alguém. Jesus te ama e eu também.

    ResponderExcluir
  5. Olá !!!

    Puxa, quer dizer que você acha odioso quem te chama de amiga ? aff eu tenho este hábito, fiquei constrangida agora hehehe
    Mas vamos à postagem !
    Depois de muito tempo comecei a me sentir meio cansada de relações desgastantes e tomei a mesma decisão que você, analisei tudo e agora simplesmente não faço nada que me faça mal e nem aceito ninguém na minha vida que me faça isso, simplesmente deleto, não atendo, sumo ! Já tenho problemas demais e coisas demais pra fazer do que ficar cansando minha beleza com estas coisas. E este ato gera mesmo uma liberdade e um bem estar deliciosos, pois sabemos que tudo é fruto das nossas escolhas.
    Sei que de qualquer forma sempre vai ter quem não goste de mim, ou que concorde comigo, também sei que a vida real e a virtual são exatamente iguais, pois são povoadas por pessoas, seres humanos com suas qualidades e defeitos, portanto cabe a nós decidir quem deve compartilhar conosco nossos momentos.
    A sua questão é perfeita, devíamos sempre nos fazer esta pergunta diante de qualquer situação : Será que isso é bom pra mim ?
    Adorei !!
    Supre beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida!
    Xiiii...agora, assim como a Sam, fiquei super envergonhada pois além de chamar de amiga, costumo escrever querida, linda, etc... mas ,acredite, esse é mesmo o meu jeito, viu? rsrs...
    Bem, quanto ao post, acho que temos fases de reavaliações... Temos sim que dar uma parada e fazermos um balanço do que nos agrega e constrói e o que simplesmente nos é supérfluo, inútil ou banal... Eu já cortei muitas relações em minha vida por acreditar e "escutar" aquela voz lá de dentro que sempre nos diz alguma verdade e que nos recusamos a escutá-la. Já me enganei e tive que ter humildade para voltar atrás e reconstruir aquilo que eu mesma me encarreguei em destruir. Mas foram poucas vezes que me enganei...
    Passei uma semana sem internet nesse meu processo de mudança de casa e te confesso que me senti um pouco mais livre e desintoxicada. É um misto de sentimentos...por um lado uma saudade grande dos contatos e amigos que temos e por outro lado o redescobrimento de uma vida que há fora das paredes de nossa sala e distante da tela do computador.
    Mas, ainda acho que tudo é uma questão de tempo para que as coisas se ajustem em sua cabeça e o equilíbrio volte em sua vida. Lembremos-nos que nem tanto ao céu e nem ao mar...para tudo tem que haver equilíbrio!
    Grande beijo e boas reflexões, querida Carla!
    Jackie

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gisele!
    A internet é como a vida: cheia de verdades e mentiras, cheia de altos e baixoa!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  8. CONVITE
    Passei aqui lendo.
    Sou um leitor assíduo de blogues.
    Mas, estou lhe convidando a visitar o meu blogue. Muito Simplório, e se possivel seguirmos juntos por eles.
    Estarei lhe esperando lá. Lhe desejando um Tempo de Paz e harmonia Espiritual.
    Te espero lá, com um...
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir