Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A sociedade doentia criou o prazer em falar mal dos outros

Algumas pessoas sentem um prazer inenarrável em destruir a reputação dos outros. Criam teorias, vão em busca de provas e fixam no diálogo de falar mal sobre qualquer um por motivos diversos. Por que isso acontece? Especialistas ligados na área humana afirmam que esta é uma forma do ser humano se sentir superior frente a uma ameaça ou alguém que o delatador deseja, mas nunca vai possuir.

Não é de hoje que este problema doentio ocorre. Muitos carregam uma vida vazia de angústia, rancores e que não conseguem ser felizes consigo mesmo. O mundo destas pessoas se tornou cinza, sem graça, onde as risadas são forçadas e provenientes de alguma droga lícita ou ilícita. Viver tornou-se um sufoco e, enclausuradas pelo tédio, membros da sociedade passaram achar a vida do outro mais interessante do que a sua. O resultado disso está na união com gente que se encontra na mesma situação, para falar mal de uma terceira pessoa.


Eu pertenci a esta sociedade doentia. Achava minha vida tão insignificante que, pra me sentir melhor, gostava de falar mal dos outros pelas costas e criar teorias ruins sobre o alvo escolhido pelo meu grupo. Já notaram como é gostoso apresentar os defeitos das pessoas? Há um certo prazer nisso e por este motivo criamos uma sociedade falsa e hipócrita. Só que um dia a ficha cai, você se torna o alvo da roda e esse prazer perde a graça. O feitiço, mais cedo ou tarde, sempre volta contra o feiticeiro. E da pior forma.
Outro dia ouvi isso: "Pra ser assim, só se falarmos tudo o que pensamos a respeito de alguém na cara dela. E quem é que topa uma pessoa 100% sincera? O mundo precisa um pouco de falsidade para viver, caso contrário ninguém iria tolerar ninguém e viver se tornaria insuportável". Concordo, todo mundo sabe de seus defeitos e não quer alguém por perto para repeti-los. Todavia o problema da pessoa C não precisa ser pauta da conversa entre A e B. Falar mal só por falar já perdeu o sentido.

Se não é pra elogiar alguém ou ajudá-la resolver alguma coisa, não há necessidade de criar factóides. A não ser que você esteja brincando e esta pessoa tenha conhecimento da sua brincadeira. Gente, cada um tem uma vida muito interessante pra ficar preocupado e se metendo na intimidade dos outros. Abra os olhos, veja que mundo lindo temos por aqui. Fale de si, fale bem das pessoas e ignore seu alvo predileto. Ignore esse prazer de expor defeitos alheios, pois além de não te levar a lugar algum, você pode se tornar uma pessoa mais amargurada do que já é.


Por fim:

7 comentários:

  1. Nossa, boníssimo artigo!
    Concordo em alguns pontos... já não me vejo confortável apontando o defeito dos outros.
    Para mim, isso realmente já perdeu a graça.
    Contento-me em ver a beleza da vida, da natureza. Reparar como tudo está tão intensamente disposto a nossas vidas; basta aceitá-las!
    E claro, pessoas que contentam-se somente em falar mal de outrem acabam recebendo o desprezo. E isto é tudo.

    Um forte abraço,
    Lucas Neves.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, carrego comigo um lema que tento sempre seguir "Quando não tenho nada de bom pra falar de alguém, fico em silêncio".
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo, muito bom!!Quem fala mal dos outros, está dizendo, Ei gente, Eu sou melhor do que ele" Concordo plenamente que os problema das pessoas não precisa nem deve ser pauta da conversa. Amiga e o pensamento que você fechou o artigo é ótimo:

    Quem fala mal dos outros não tem o que fazer, mas muito que aprender. Nelson Barh
    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla querida!!!
    Eu sei bem do que se trata isso! rsrs
    Tenho um problema: ou sou alvo de comentários maldosos ou alvo por ser muito sincera e direta...rsrs... Então, sempre estou na berlinda e por isso meu marido sempre diz aqui que jamais me daria bem num BBB...hahahahaha
    O que penso é que a felicidade incomoda as pessoas... boa parte se incomoda com a felicidade alheia! É como se as pessoas felizes insultassem as não realizadas... E outro fator que observo é o incômodo que as pessoas BEM RESOLVIDAS e de opinião própria causam também! Não sei se seria incômodo ou se assustam...O fato é que, no meu caso, sou SUPER BEM RESOLVIDA comigo, com minhas opiniões, com minha vida...Sei admitir e reconhecer minhas falhas, mas não compactuo com aquilo que não faz parte de minha crença ou modo de vida. Nunca fui "Maria vai com as outras" e isso assusta as pessoas, principalmente aquelas que gostam de manipular às outras! Não entro nesse tipo de jogo e aí, minha sinceridade prevalece! Digo e pronto!
    Então, o meu conselho ou dica para as pessoas que são envolvidas nesse tipo de situação é: olhem a própria vida! Cuidem dela! Posso garantir que só isso já dá tanto trabalho que não sobra tempo algum para cuidar da vida dos outros! Não aceitem pactos maldosos! Não pertençam a grupos que discriminam e julgam, pois como você bem escreveu, um dia a vítima serão vocês! Mantenham preservado os valores! Todos nós (mesmo que afirmem o contrário) sabemos discernir o que é certo do que é errado. A maldade, assim como o bem, tem uma linguagem universal e as suas variações estão apenas nas entrelinhas, ficando a mercê da interpretação de cada um! Entretanto, a verdade sobre bem e mal é uma só!
    Fazer parte da fofoca e maldade contra os outros, nos qualifica seres da mesma espécie...e da pior espécie! Resolvam bem as suas pendências e estejam em paz consigo próprio! Assim, estando bem resolvido consigo, não haverá qualquer razão ou necessidade para buscar os defeitos dos outros e torná-los ponto central de conversas maldosas! Se puderem ajudar a construir, ótimo! Agora se o rumo for para destruir ou denegrir alguém, o melhor é que se busque um tratamento intensivo de humanidade e muita humildade!
    Acho que é por aí!
    Grande beijo, minha linda e desculpe o prolongamento do comentário!
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Óla, parabéns pelo blog, sucesso !

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Falar mal dos outros é uma forma de desabafo dos perdedores ou recalcados, dos sem futuro. Agora como fazer para julgar já que é difícil existir alguém que algum dia não tenha feito isso. O que não pode é virar uma pratica e uma maneira de viver. Forte abraço do amigo.

    ResponderExcluir
  7. oi amiga Gisele, nãos ei se lembra ainda de mim,srrs lá do dihitt, olha queria te pedi permissão para postar teu artigo no meu blog e se é de sua autoria também para deixar todos os creditos nele. Por favor me dar um tok pelo emu e-mail irismar_oliveira@yahoo.com.br

    abraçooooooooooo

    ResponderExcluir